Quando iniciei este blog não pretendia que fosse um blog de culinária ou de receitas. Decidi iniciar este projeto (pessoal) para poder arquivar, partilhar e discutir com outros as ideias e transformações que o meu estilo de vida (nomeadamente a nível alimentar e consequentemente a nível ambiental), tem vindo a sofrer nos últimos anos. É, portanto (ou pretende ser), um blog sobre estilos de vida saudáveis, no qual a alimentação saudável, uma das minhas paixões, ocupa um lugar de destaque. Porém quero reforçar que o que escrevo aqui não passam de opiniões pessoais, com algumas fundamentações que encontro nas minhas pesquisas ou leituras.
Desde há alguns anos que me interesso por perceber e saber ao certo aquilo que como e procuro evitar alguns alimentos, ingredientes, etc. que sei que não são benéficos para mim ou para a minha família. Entretanto fui mãe e aí sim deu-se a verdadeira transformação (sim, eu sei, é um cliché): já na gravidez e durante o período da amamentação procurei melhorar a minha alimentação, mas quando chegou a fase da introdução da alimentação sólida quis que fosse algo fundamentado não só pelo que dita as orientações do pediatra, mas tentei ir mais além na escolha dos alimentos, a sua origem e modo de produção. Foi nessa altura que fiquei a conhecer o modo de produção de agricultura biológica e até formas mais saudáveis de escolher, confecionar e até conservar os alimentos. Quis o destino que a minha filha fosse alérgica ao glúten o que me obrigou a pesquisar ainda mais e a conhecer outras alternativas alimentares. Hoje a alimentação tem um papel quase central na nossa vida familiar e os resultados têm sido francamente positivos.
Espero aqui poder partilhar as minhas ideias sobre esta matéria, ouvir opiniões de outras pessoas que se interessem pelo mesmo assunto, aprender com elas e poder ajudar outro(a)s que queiram aprender comigo. Este blog pretende ser um caldeirão de ideias, sugestões, descobertas sobre estilos de vida saudáveis e tal como o caldeirão de Dagda espero que todo(a)s o(a)s que por aqui passem se sintam saciado(a)s. É este o meu desafio...

Obrigada pela vossa visita!

Maria João Seixas

Sem comentários:

Enviar um comentário