quarta-feira, 2 de abril de 2014

É tempo de semear as courgettes


Voltamos ao mau tempo. O céu voltou a fechar-se e a chuva a cair. Como já confessei anteriormente, este tempo provoca-me uma melancolia que longe de ser saudável obriga-me a procurar estratégias para enganar a minha mente e fingir que ela não está lá. E uma dessas estratégias é aproveitar as abertas e cuidar do jardim e horta. As plantas têm essa capacidade: ensina-nos que independentemente dos nossos problemas (ou o que poderão parecer problemas), a vida tem de continuar e se adiarmos o que temos a fazer (neste caso as sementeiras, o plantio), não colheremos mais tarde os frutos.
Não sou grande jardineira e muito menos agricultora: se conhecer os segredos da cozinha exige tempo e dedicação, muito mais exige conhecer a terra e a arte de saber cultivar e cuidar de um jardim ou de uma horta. Não é uma tarefa fácil e há muitos factores em jogo: o estado do tempo, as épocas do ano, o tipo e qualidade do solo e muito mais. Mas é sem dúvida gratificante quando "colhemos os frutos" do nosso trabalho, para não falar do dinheiro que se poupa... Desde que tenho um jardim e uma horta aprendi muito mas ainda estou muito longe de achar que percebo sobre o assunto.
No sábado comprei umas sementes de courgette no mercado biológico. É um legume do qual gosto muito: cozinho-o de várias maneiras e até aprendi a comê-las cruas como expliquei na receita anterior. As instruções da vendedora foram simples: uma semente por buraco e um metro de distância entre cada semente. A chuva só deu tréguas hoje e por isso pus as mãos na terra:


Como amadora que sou, já perdi um pouco a noção dos legumes que semeei este ano. Conto com a destreza das plantas para, se todas nascerem, reclamarem o seu espaço e organizarem-se de forma a encherem-me o ego e começar a acreditar que até dou para isto...Devo confessar que tenho uma certa inclinação para hortas familiares que na primavera parecem algo caóticas mas que ainda assim mais bonitas do que as hortas "profissionais" em que os regos são meticulosamente calculados. E espero que a minha tenha esse aspeto: desorganizado, algo selvagem, na primavera e verão (esse é o meu desejo secreto quando me ponho a semear e a plantar sem perceber muito do que estou a fazer).

E porque a chuva deu tréguas e o sol apareceu, ainda que envergonhado, não resisti em fotografar outras plantas que tenho nesta parte do jardim, que tento dar um ar algo mediterrânico e que eu gosto particularmente por ser onde fazemos as refeições ao ar livre.

Apesar de não ser uma espécie mediterrânica, o ácer é "Senhor" desta parte do jardim. Já cá estava quando chegámos e por isso faço questão que continue. Adoro a mudança de tonalidades que sofre ao longo do ano:
 






Este ano estou confiante nas roseiras: estão cheias de botões. Para além de terem sido podadas por mãos sábias e hábeis (não as minhas, note-se bem), a chuva em abundância (e com ela o azoto) deste inverno já mostra os seus resultados no jardim: 




Na páscoa conto ter orquídeas abertas para enfeitar a minha mesa, como dita a boa tradição madeirense:



E como não poderia deixar de ser, as ervas aromáticas que estão plantadas não só na horta, mas também em vasos, como é o caso...

 ... da alfazema
...e do alecrim.
Como disse antes, não sou jardineira nem agricultora. Mas não tenho dúvidas que este contacto com a terra e com as plantas apaziguam certos demónios que tendem a aparecer de quando em quando. É gratificante deitar na panela o que foi plantado e colhido pelas nossas mãos porque como diz o ditado "tristezas não pagam dívidas".


2 comentários:

  1. As curgetes depois quando começarem a dar, já nem sabemos o que lhes fazer! :) No ano passado o meu pai tb semeou das redondas, eram deliciosas. E assim podemos tb aproveitar as flores, que são sempre tão caras e difíceis de encontrar à venda. Adoro flores de curgete. :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Susana,
      Espero que isso aconteça: é bom sinal! Depois coloco das fotos do que vier :). Ontem quando semeei pensei nisso mesmo: experimentar fritar as flores depois de as passar em polme. Ando para experimentar há imenso tempo. Obrigada pelo teu comentário e beijinhos

      Eliminar