terça-feira, 15 de abril de 2014

Banana bread sem glúten (ou simplesmente bolo de banana)


*Azáleas gentilmente concedidas pelo meu jardim... 
 

Por semana eu faço pelo menos um pão sem glúten. É esse pão que as minhas filhas comem ao pequeno-almoço e que a mais velha leva para o lanche da escola (mesmo a mais nova que não tem alergia ao glúten prefiro que coma um pão que sei exatamente o que leva). E os adultos também não resistem em roubar umas fatias... 
Mas de vez em quando tento variar um pouco: fazer novas experiências, descobrir novas farinhas, cruzar outros ingredientes saudáveis e interessantes.Esta semana experimentei fazer uma espécie de banana bread: no fundo é mais um bolo do que pão, porque na minha opinião o pão não leva ovos, por exemplo. Ainda assim fez muito bem a vez do pão porque não é tão doce como um bolo tradicional. Pela primeira vez, também, experimentei não deitar farinha de arroz integral que normalmente é a minha farinha de eleição para as receitas sem glúten. Em vez disso, optei por flocos de aveia (sem glúten) e farinha de quinoa. Por outro lado quis experimentar fazer uma receita deste género sem qualquer fermento e apenas o bicarbonato de sódio: para além de ser usado já há muito tempo para levedar bolos e pães, possui propriedades antibacterianas e é utilizado também para tratar problemas de acidez no estômago porque tem a capacidade de neutralizar o excesso de ácido clorídrico do suco gástrico. Inclusivamente, estudos feitos em animais indicam também que tem benefícios  no controle das metástases de alguns tipos de cancro. Claro que deve ser usado sem excessos e com alguma parcimónia. 
Gostei muito do resultado final: levedou bem, ficou leve, fofo e o miolo manteve-se unido, sem desfazer-se (como acontece muitas vezes em receitas com farinhas sem glúten). Então, aqui fica a receita: 

Ingredientes (todos os ingredientes usados foram provenientes de agricultura biológica)
200g de flocos de aveia;
40g farinha de quinoa;
2 bananas da madeira maduras;
1 colher chá de bicarbonato de sódio;
2 ovos
2 colheres de sopa de mel de qualidade;
30 ml de azeite;
200 ml de leite;
1 colher de sopa de sumo de limão (é importante para que o bicarbonato atue);
Raspa e sumo de 1 laranja;
5g de sementes de chia (as sementes de chia são particularmente importantes porque agem como aglutinador da massa);
5g de sementes de linhaça e sésamo;
Coco laminado para decorar (opcional).

Como eu fiz (na Bimby)
Comecei por aquecer previamente o forno a 180ºC. Coloquei as bananas descascadas na Bimby e triturei-as durante 7 segundos a velocidade 4 e 5. Adicionei os ovos, o leite, o sumo de limão, o azeite e o mel e programei 10 segundos velocidade 5 para obter uma mistura homogénea. Adicionei o sumo de laranja, os flocos de aveia sem glúten, a farinha de quinoa, o bicarbonato de sódio, a raspa de laranja e as sementes. Misturei na velocidade 5 até ficar tudo numa mistura homogénea. Coloquei a massa num tabuleiro untado com óleo e polvilhado com farinha de quinoa (se preferirem podem também colocar papel vegetal para desenformar melhor), coloquei coco laminado por cima para decorar e levei ao forno aproximadamente por 40 minutos (usei a técnica do palito para ter a certeza que estava cozido). 

Para quem não tem Bimby
Comece por aquecer previamente o forno a 180ºC. Numa misturadora ou picadora (depende do tipo de eletrodoméstico que tiver) reduza os flocos de aveia sem glúten a farinha. Reserve numa taça. Com um garfo ou na misturadora triture as bananas descascadas. Coloque os ovos inteiros, o leite, o sumo de limão, o azeite e o mel e misture tudo muito bem até ficar homogéneo. Adicione o sumo de laranja, os flocos de aveia previamente reduzidos a farinha, a farinha de quinoa, o bicarbonato de sódio, a raspa de laranja e as sementes. Misture tudo muito bem até ficar bem ligado. Coloque a massa num tabuleiro untado com óleo e polvilhado com farinha de quinoa (se preferirem podem colocar também papel vegetal para desenformar melhor), coloquei coco laminado por cima para decorar e levei ao forno aproximadamente por 40 minutos (usei a técnica do palito para ter a certeza que estava cozido). 



Como é possível ver na imagem a textura ficou mais parecida com um bolo do que propriamente com um pão. Eu diria que o sabor ficou um pouco entre os dois: não é muito doce mas também não é totalmente salgado como um pão. De qualquer das formas está a ser o "pão" da semana e já está quase no fim. Pelos vistos as míudas não se importaram nada e os pais.... também não.




2 comentários:

  1. Boa tarde,
    Descobri há pouco tempo que não posso comer alimentos com trigo, por isso ando à procura de receitas de pão sem este ingrediente, mas não tem sido fácil.
    Gostaria de saber se tem receitas que possa enviar-me (anaamlf@gmail.com) ou indicar-me onde as posso encontrar.
    Muito obrigada.

    Ana Fernandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana,
      Bem-vinda ao meu caldeirão: encontra as minhas receitas sem glúten na etiqueta ao lado "Sem glúten" (na barra lateral do blog) e na etiqueta "Pão". Encontra várias que poderá experimentar (pão, bolos, etc.). Ao início é um pouco confuso e assustador mas com o tempo vai entrar na rotina e vai ver que até vai descobrir coisas novas e muito interessantes. Obrigada pelo seu comentário

      Eliminar