quinta-feira, 6 de março de 2014

Interdito na minha cozinha: Colas e afins



  in http://caroldaemon.blogspot.pt/2013/09/refrigerante-caseiro.html                                                                  


Outro produto proibido na minha cozinha são os refrigerantes, principalmente as Colas. Por onde começar a lista dos malefícios destes produtos? Melhor será enumerar as vantagens de os consumir: nenhuma! Estão a ver? Bem mais fácil e simples...embora pouco informativo, por isso, aqui vai: 
Os refrigerantes provocam osteoporose, devido ao aumento da acidez do sangue provocado pelo ácido fosfórico presente neste tipo de bebidas. O organismo para neutralizar a acidez utiliza o cálcio dos ossos. Este componente também prejudica as funções renais e musculares provocando o envelhecimento precoce.
Os refrigerantes provocam diabetes, doença cardiovascular, cáries, obesidade (nomeadamente infantil) e insónias (alteração do ciclo circadiano) devido às quantidades elevadas de açúcar. Também estão associados ao aumento da pressão arterial devido à cafeína (ainda hoje estou para perceber a lógica das pessoas que não dão café, e muito bem, às crianças e depois dão Colas e afins...).
Os refrigerantes possuem aditivos químicos (para dar cor à bebida) que são tóxicos para as células e provocam cancro (nomeadamente cancro do cólon). A lista não fica por aqui mas estes parecem-me os mais importantes. 
Eu já fui consumidora acérrima de refrigerantes mas felizmente fiquei atenta aos sinais que o meu corpo deu e decidi parar. Há anos que não consumo Colas (e afins) e raramente bebo outro tipo de sumos (e muito menos o fazem as minhas filhas). Quando quero beber sumo faço de fruta natural ou limonada que sabem mesmo bem e com a garantia que não me deixam doentes.
Mas a primeira frase deste post, infelizmente, não é totalmente verdadeira: quando tenho festas em casa abro uma exceção e compro duas garrafas de refrigerantes. Faço-o porque, enquanto anfitriã, entendo que tenho obrigação que os meus convidados, que consomem este tipo de produto, se sintam bem em minha casa. Se calhar é pouco coerente da minha parte mas faço-o. No entanto, privilegio a oferta de sumos naturais, limonada e ice-tea caseiros, etc. E querem saber da melhor? Destes sumos não fica nem uma gota e as garrafas de refrigerantes (que nunca são mais do que duas) ficam a meio. Sem dúvida que é um bom sinal!
Nada do que eu digo aqui é novo. E apesar de não ter descoberto a roda, quando leio que a idade média das crianças portuguesas provarem os primeiros refrigerantes é aos 18 meses (estudo realizado em junho de 2013), percebo que a informação é importante e deve continuar a circular.

Sem comentários:

Enviar um comentário