sexta-feira, 21 de março de 2014

Estreia de Jamie Oliver Fowl Dinners


 ESTREIA ‘JAMIE OLIVER FOWL DINNERS’
 Hoje não vou falar de comida saborosa e com bom aspeto. Não vou colocar nenhuma foto de comida apetitosa. Inicialmente este blog não era suposto tornar-se num blog de culinária (lembram-se?) mas sobre hábitos de vida saudável, nos quais a alimentação acaba por ter um papel de destaque. Mas embora tenha evoluído para a apresentação de pratos e receitas, não me esqueci de que quero colocar, também, em cima da mesa questões muitas vezes desagradáveis e polémicas sobre maus hábitos, nomeadamente no que à alimentação diz respeito.
Por isso hoje venho falar-vos de um programa que o 24 Kitchen estreou esta semana: Jamie Oliver Fowl Dinners, no qual Jamie Oliver procura mostrar e alertar para as condições que as galinhas vivem quando são produzidas intensamente, para que os preços de venda ao consumidor possa ser muito baixo, por parte das grandes cadeias de supermercados (eu própria já falei sobre este tema aqui). Não só alerta para estas questões (des)humanas, como para a (pouca) qualidade das galinhas, ovos e produtos que resultam dos mesmos. 
Eu devo confessar que houve partes que não consegui ver e tive de passar à frente. E até confesso que me pareceu que o Jamie Oliver, desta vez, terá ido longe de mais quando gasificou uma série de pintainhos machos, num jantar de gala organizado especialmente para o programa, para demonstrar o que acontece aos mesmos na produção de galinhas poedeiras. Por outro lado sei que, ainda assim, a mensagem não chegará a muito(a)s e o problema está longe do fim... Parece-me que é um programa que todo(a)s deveriam ver para saberem exatamente o que estão a comer e o preço (elevado, muito elevado), dos seus hábitos de consumo. 
Porque hoje é o 1º dia da Primavera e este blog tem um ligeiro cheiro a celta (a começar pelo título), não resisti em deixar este alerta para o respeito e dignidade que todas as formas de vida deveriam ter. Quartas-feiras às 21h25.

Sem comentários:

Enviar um comentário