sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Já cá faltava o post de granola


Ontem foi um dia de experimentar receitas novas. Novas para mim, pelo menos, que esta coisa da granola já circula há muito pelos blog's sobre cozinha e alimentação. De todas as vezes que via post’s sobre o assunto ficava sempre com vontade de experimentar pelos elogios que faziam, o aspeto convidativo, pelo facto de ser um produto saudável e uma alternativa caseira de um produto que normalmente é caro.
Para quem não sabe a granola consiste numa mistura de frutos secos (nozes, avelãs, amêndoas, etc.), grãos (fibra de trigo, aveia, e flocos de arroz), sementes (linhaça, sésamo, chia, etc.) e açúcar mascavado. Foi inventada em 1886 por um médico suíço (pelo menos segundo a informação veiculada na wikipédia).
Decidi experimentar não só a granola, mas também a maçã desidratada. Como já é habitual não segui nenhuma receita à risca. Consultei várias, vi o denominador comum e depois adaptei aos ingredientes que tinha em casa. A granola que eu fiz levou flocos de aveia prensada (e sem glúten, claro, aprox. 100g), flocos de milho sem açúcar (100 g aprox.), tudo muito bem misturado. Depois adicionei, a olho, um pouco de nozes (não tinha muitas), avelãs, amêndoas (mesmo com a casca) e vários tipos de sementes (girassol, sésamo e linhaça), os frutos secos e as sementes foram ligeiramente trituradas. À mistura adicionei cinco colheres de sopa de mel (não usei açúcar) e cinco colheres de sopa de óleo de girassol (biológico e prensado a frio). Depois de bem misturado, coloquei no tabuleiro do forno, forrado com papel vegetal, espalhei bem e foi ao forno a 180º, por 20 minutos aproximadamente. Era suposto remexer de 5 em 5 minutos, mas só o fiz uma vez, porque à segunda vez já me tinha distraído e a parte de cima da mistura já estava a ficar torrada (para a próxima tenho mesmo de ficar mais atenta, porque é um processo muito rápido). Retirei do forno tirei o que estava torrado (o meu marido adorou esta parte e comeu mesmo à mão...), acrescentei as bagas goji e as passas de uva preta e deixei arrefecer. Coloquei depois num frasco, como é possível ver nas fotos. 
Houve partes que por não terem sido muito mexidas ficaram aglomeradas e formaram algo parecido com torrão: delicioso! Essas partes não chegaram ao frasco e foram comidas na hora…




Ao lanche comemos com iogurte e ficou mesmo aprovado. É, sem dúvida, para voltar a fazer. Porém, ao pequeno-almoço comi com leite de côco (as miúdas com leite de vaca) e já achei um pouco enjoativo, penso que o azedo do iogurte equilibra mais do que os leites vegetais (e até o leite de vaca) que são bebidas mais doces. Com iogurte grego deve ficar uma maravilha...




Quanto à maçã desidratada: lavei-as (como são biológicas mantive a casca), laminei-as com a mandolina e coloquei-as no forno a 60º durante 1h e 30 porque vi essa referência num blog. Porém, continuavam um pouco tenras e deixei por mais uns 20 min a 110º. Ficaram melhores, mas ainda assim não totalmente desidratadas: não ficaram estaladiças, como é suposto, e terão tendência, ainda, de oxidar um pouco (da próxima vez farei sempre a 110º com cuidado para não queimar). Deixei arrefecer e coloquei num frasco (as fotos são das maçãs antes de terem sido colocadas no forno). Hoje ao pequeno-almoço misturei com a granola e combinou muito bem porque deu um toque ligeiramente ácido. 


 Resta referir que utilizei todos os ingredientes provenientes de agricultura biológica, à exceção das passas de uvas e do mel, que embora não certificado é de um apicultor de confiança.

2 comentários: