quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

1 galinha biológica = x refeições


Antes de mais gostaria de vos pedir desculpa por já há algum tempo não escrever nenhum post mas ando com um novo projeto em mãos e tem sido difícil conciliar com o blog.
No seguimento do que escrevi aqui e aqui, gostaria de vos mostrar como faço os meus caldos. Este é proveniente de uma galinha biológica que comprei mas faço também de peixe, carne vermelha, etc. Como a galinha era já velha teve de ser bem cozinhada. Decidi, então, fazer primeiro uma canja com a mesma (com legumes, aromatizada com um pau de canela e gengibre) e antes de adicionar a massa (sem glúten), retirei algum caldo resultante para pequenos recipientes. Após o arrefecimento coloquei-os no congelador e fiquei com caldos de galinha caseiros, prontos a serem usados noutros cozinhados.
Utilizo estes caldos em vários pratos como risottos, sopas (embora raramente acrescente uma fonte de proteína animal na sopa), molhos para massa, etc.



Escusado será dizer que esta galinha estava cheia de sabor: não precisei de adicionar qualquer fonte de gordura adicional na canja ou mesmo depois no assado de galinha que fiz após a cozedura da mesma na canja. Depois com os restos do assado fiz um arroz de galinha com a carne que ainda restou.
Com uma galinha de qualidade faço várias refeições: naquelas em que utilizo simplesmente o caldo (nem os descongelo, deito apenas o caldo congelado na panela), não acrescento outra fonte de origem animal. Esta é uma estratégia que recorro para diminuir a compra de carne ao longo do mês. Assim, quando compro, compro de qualidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário